Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Lychnophora crispa Mattf. EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 21-03-2012

Criterio: B1ab(iii)+2ab(iii)

Avaliador: Miguel d'Avila de Moraes

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

A espécie ocorre no Estado da Bahia, na ChapadaDiamantina e, possivelmente, no Estado de Minas Gerais, município de Grão Mogol. Tem EOO de 541,58 km² e AOO de 12 km², sendo encontrada em dois locais em situação de ameaça. Habita a Caatinga e, possivelmente, o Cerrado onde, segundo informaçãodisponível, sua população está severamente fragmentada pela degradação e diminuição do habitat.Tal deterioração há muito vem ocorrendo em função da mineração, das atividades agrícolas e pastagens, do fogo, da extração de madeira e lenha e da extração ilegal de plantas ornamentais. Mesmo estando em unidade de conservação (SNUC), as ameaças persistem.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Lychnophora crispa Mattf.;

Família: Asteraceae

Sinônimos:

  • > Vernonia crispa ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

​Espécie facilmente reconhecida pela presença de brácteas caducas e fracamente imbricadas, e pelo receptáculo fimbriado (Loueuille, 2011).

Distribuição

Ocorre na Chapada Diamantina, Bahia e Serra de Grão Mogol, Minas Gerais (Loueuille, 2010; 2011). Altitude: Loueuille (2011).

Ecologia

Arbusto perene, que habita os campos rupestres da Chapada Diamantina. Fértil de maio a novembro, polinizado por insetos e dispersado pelo vento (Borges, com. pessoal).

Ameaças

1.1 Agriculture
Severidade high
Detalhes Harley (1995) indica como principal ameaça à região do Pico das Almas o desenvolvimento de atividades agrícolas para a formação de pastagens e cultivo de frutas; em geral, estas atividades têm sido realizadas com a utilização de fogo e extração ilegal de madeira e lenha. Além disso, foi registrado também o extrativismo ilegal de plantas ornamentais.

Ações de conservação

1.2.2.2 National level
Situação: on going
Observações: Presente no Anexo II da Lista de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção do Brasil (MMA, 2008) e na Lista da Biodiversitas de espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção na categoria "Criticamente em perigo" (CR) (Biodiversitas, 2005).

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: Ocorre no Parque Nacional da Chapada Diamantina, Mucugê - BA e na APA Estadual da Serra do Barbado (Loeuille, 2011).

Referências

- LOUEILLE, B.F.P. Towards a phylogenetic classification of Lychnophorinae (Asteraceae: Vernonieae). Doutorado. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2011.

- LOUEILLE, B. Lychnophora crispa in Lychnophora (Asteraceae) in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB025232>.

- HARLEY, R.M. Introdução. In: STANNARD, B.L.; HARVEY, Y.B.; HARLEY, R.M. Flora of the Pico das Almas, Chapada Diamantina, Bahia, Brazil. Royal Botanic Gardens (KEW), p.1-78, 1995.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

Como citar

CNCFlora. Lychnophora crispa in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Lychnophora crispa>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 21/03/2012 - 14:46:49